17 Alimentos para combater a pele casca de laranja
Como sabem (e tenho falado sobre o assunto nos últimos tempos) esta é a altura em que a celulite é o centro das atenções especialmente quando ela é a “nossa” celulite!
É bem possível que quem me lê também faça parte dos 85% das mulheres que padecem deste mal. Apesar de se manifestar através do efeito estético da pele que aparenta assemelhar-se a uma casca de uma laranja, a celulite é em si um problema inflamatório associado a desconforto, sensação de pernas pesadas e até mesmo dor. Todas nós temos células gordas (adipócitos), em maior ou menor número, com mais ou menos quantidade de gordura. Se elas inflamarem, aumentam de tamanho e volume, prejudicam a circulação sanguínea, o retorno venoso e, como uma pequenina pescadinha de rabo na boca, promove a instalação da temida celulite. É um ciclo vicioso que tem de ser travado, caso contrário a tendência é piorar ao longo do tempo e agravar as irregularidades visíveis à superfície da pele. Quem me procura em consulta, com este género de queixas, recomendo a toma de Cellulase Pearls ou Advanced (consoante o grau de pele casca de laranja instalada) durante 8 semanas e um plano alimentar anti-inflamatório.
E o que é isto de uma alimentação anti-inflamatória, perguntam vocês? Não é claramente uma alimentação à base de brufen…
Um boa forma de ajudarmos a evitar e a reverter a pele casca de laranja é através da alimentação funcional, escolhendo alimentos que apelidamos de “anti-inflamatórios” e, claro, evitando todos aqueles que promovem a inflamação, também chamados de “pró-inflamatórios”.
Assim, para te veres livre da celulite e da inflamação generalizada procura incluir na tua alimentação, alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3, antioxidantes fitonutrientes e fibra como é o caso dos peixes gordos, dos frutos secos, sementes, frutas, vegetais, especiarias e dos cereais integrais. Ao mesmo tempo evita alimentos como sal refinado, açúcar, carnes vermelhas, lácteos, fritos, produtos processados, refeições pré-feitas, gorduras hidrogenadas, aditivos alimentares artificiais e os refrigerantes.
Para que não te percas aqui ficam 17 alimentos anti-inflamatórios que podem ser uma preciosa ajuda e que deves incluir no teu dia a dia:
1. Curcuma
2. Gengibre
3. Vegetais verdes escuros
4. Alho
5. Cebola
6. Quinoa
7. Bagas e frutos vermelhos
8. Ervas aromáticas frescas
9. Frutos secos como nozes, amêndoas, avelãs ou caju (sem sal)
10. Tomate
11. Beterraba
12. Abacaxi
13. Abacate
14. Azeite virgem extra
15. Óleo de coco
16. Salmão
17. Sementes como linhaça e chia