A polémica das DIETAS DETOX!
Foto: www.vip.pt
Já não é a primeira vez (e não será certamente a última) que as dietas seguidas pelas estrelas de televisão dão que falar… antes estes mexericos eram apenas internacionais (ver AQUI) , mas hoje também as nossas celebridades nacionais se expõem, mostrando conteúdos pessoais que permite comentar e criticar todos os seus passos e decisões.
A polémica começou com Rita Pereira, que foi a primeira a partilhar a sua experiência, nas redes sociais, ao iniciar um plano detox de 3 dias à base de líquidos, com o intuito de desintoxicar o seu corpo. Jéssica Athayde não tardou e aceitou o desafio poucos dias depois. Mas para Jessica o resultado do plano de limpeza foi desastroso. Ficou de cama, sem energia e com direito a passagem pelo hospital devido a uma “quebra de tensão”.
Foto: www.instagram.com/jessicaathayde
Quem segue a Cristina Ferreira e conhece as suas histórias, sabe contudo que é acompanhada por nutricionistas e não é a primeira vez que partilha o seu gosto por uma alimentação saudável e pelo consumo de diferentes programas detox.Hoje em dia vivemos muito em torno das redes sociais, das partilhas online e cada vez nos sentimos mais próximos daqueles que vemos atrás dos ecrãs! Já nem precisamos de comprar revistas cor de rosa para nos inteirarmos das actualidades, basta seguirmos os seus perfis de facebook, instagram ou snapchat. Através deles conseguimos vislumbrar pequenos excertos do dia a dia, das rotinas e também das dietas que seguem. São basicamente resumos que, podem ou não, ser representativos das suas vidas reais, pois as 24 horas dos seus dias são bem mais longas do que os pequenos excertos que publicam.
As redes sociais são actualmente pequenas amostras de “mini big brothers“, que nos deixam entrar nas vidas dos outros. Mas no caso de celebridades com este impacto, não podemos esquecer que existem milhares e milhares de pessoas que assistem calorosamente às suas vidas e, como tal, deve existir uma responsabilidade acrescida quanto aos conteúdos que passam.
Com dois livros lançados sobre a temática do DETOX, sempre que algo acontece em torno deste assunto, a minha caixa de mensagens é inundada de questões e pedidos de esclarecimentos. Na semana passada apercebi-me do aparato ao ser contatada pela imprensa para comentar as deitas líquidas, à base de sumos detox, seguidas pelas caras conhecidas da nossa praça.
Casos como este devem servir de exemplo a quem pensa aventurar-se numa dieta extremista sem supervisão profissional, seja ela de sumos ou de outra coisa qualquer. De uma forma geral, as dietas líquidas acarretam riscos, sobretudo quando seguidas por imitação, pois não estão adaptadas às necessidades e podem correr (muito) mal!
As Dietas Detox, como qualquer outra dieta, devem ser personalizadas e não têm de ser necessariamente constituídas apenas de sumos detox ou ser 100% líquida, como parecem ser estas. Garanto-vos que numa dieta detox é possível mastigar e comer de faca e garfo!
Claramente nem todas as pessoas estão preparadas para desafios tão exigentes e como tal é fundamental que toda a estratégia de intervenção seja adaptada e adequada a cada um.
Este tipo de situações devia servir como alerta e ter um papel pedagógico, fazendo pensar duas vezes antes de se entrar em aventuras dietéticas não acompanhadas. Parece, contudo, que não foi este o caso. Ao contrário do que seria de esperar, milhares de seguidoras, apesar dos riscos, apostam tudo para conseguirem um corpo perfeito. E aqui reside o perigo! Apesar de todas as chamadas de atenção, a ideia de uma solução milagrosa para os quilos a mais é demasiado tentadora! Por muito que se repita que mesmo que consigam seguir os 3 dias de dieta líquida, esses dias não vão resolver nada, se não se mudarem as restantes rotinas, parece sempre haver uma esperança de que os 3 dias consigam resolver uma vida de erros alimentares.
Assim e se querem saber mais sobre a vantagens e os riscos dos sumos detox aproveitem para lerem os meus livros SUMOS e ÁGUAS DETOX (2014) e o SOPAS, SALADAS e CHÁS DETOX (2015). Lá encontram todos os fundamentos por de trás do conceito detox e uma série de receitas para conseguirem um plano à vossa medida, com resultados mas sem fundamentalismos.
Com tanta informação e com tantos exemplos positivos, o ideal é sempre fundamentares as tuas escolhas e procurares a ajuda de um profissional. Assim terás a certeza de que os objectivos são alcançados e sobretudo que tens sempre a tua saúde em primeiro lugar.
Sim… é possível fazer um detox saudável! Tem é de ser o teu detox, adaptado a ti!