Adeus Gripes e Constipações!

As gripes e constipações andam por aí! Dizem ser fruta da época!

A verdade é que ninguém quer ficar doente e portanto, para fazermos frente às adversidades, típicas desta altura do ano e reforçarmos o nosso sistema imunitário, hoje partilho a mezinha que, cá por casa se faz para ajudar a prevenir as gripes e as constipações… sim, porque desde sempre o lema desta família foi fazer do alimento o nosso medicamento.

Já tenho visto algumas pessoas de lenço em punho e as vozes nasaladas começam a soar!
Apesar de não termos ainda chegado ao pico da gripe no nosso país é sempre melhor prevenir do que medicar, certo?

Assim sendo, escolhendo os ingredientes certos, podemos preparar em casa uma mistura que vem reforçar o sistema imunitário e ajudar o nosso organismo a defender-se das infecções bacterianas e virais, dos resfriados e das inflamações.

Para além da recomendação típicas do aumento do consumo de frutas cítricas e vegetais coloridos que nos ajudam a fornecer as vitaminas e sais minerais para as nossas defesas, existem também alimentos como o mel, o gengibre, a curcuma e o própolis que possuem efeitos preventivos pela sua capacidade antioxidante e pelas suas propriedades anti-inflamatórias. É com eles que podemos defendermo-nos ainda melhor este inverno!

O mel vai muito para além do seu delicioso sabor. Nutricionalmente rico em vitaminas e minerais como potássio, magnésio e fósforo, o mel é um alimento bastante versátil, que pode ser utilizado com diversas utilidades para a saúde, entre elas:

– Melhoria da capacidade digestiva
– Ajuda na prisão de ventre
– Reforço do sistema imunitário
– Prevenção de gripes e constipações
– Dores de garganta e garganta irritada
– Mantém a pele jovem e nutrida (utilizado em cosmética caseira)
– Tosse
– Anti-séptico
– Antioxidante
– Anti-reumático
– Calmante
– Energizante
– Anti-bacteriano
– Nutritivo

No entanto, não esqueça, o mel engorda se consumido em excesso. É efectivamente doce e apresenta praticamente as mesmas calorias que o açúcar branco. Apesar de ligeiramente inferior cada 100g de mel fornece cerca de 310kcal, enquanto o açúcar cerca de 380g/100g. Aqui a velha máxima destaca-se com toda a notoriedade: não devemos contar calorias, mas sim contar nutrientes!
Os seus benefícios falam mais alto!
Contudo, fica a ressalva, o mel deve, por este motivo, ser consumido de forma moderada e evitado por diabéticos.

Posologia indicada:
Prevenção de gripes e constipações: 2 colheres de sopa de manhã em jejum
Em caso de gripes e constipações: 2 colheres de sopa de manhã em jejum + 1 colher de sopa ao deitar.

Comentários

  • Anónimo

    Bom dia gostava de saber se posso dar esta mezinha anti gripes a uma criança de 4anos?

    • Lilian Barros

      Sim não há problema, pode dar à sua criança também. Deve ajustar posologia para 1 c. sopa preventiva e 2 c. sopa/dia se gripe ou constipação.

  • Vitor Queiros

    Só uma perguntinha… Grasco de mel de litro?

  • Sofia Lima

    Boa tarde,
    acabei de ver uma rubrica no programa da Sic Mulher "Faz Sentido" no qual apresentou esta receita. No entanto, não posso deixar de comentar e chamar atenção para uma coisa que disse. Tanto na receita como no programa, mencionou o uso da própolis. Tal como disse correctamente no programa, a própolis é uma resina que as abelhas recolhem dos exsudados das plantas, processando-a e utilizando-a em beneficio da colónia pelas propriedades biológicas que apresenta e também em como protector físico para tapar fendas/ fissuras/ buracos que possam existir na colmeia.
    Mas o produto da colmeia que efectivamente utilizou não é a própolis, mas sim pólen!! A própolis sendo uma resina não se dissolve em água. São necessários solventes orgânicos para conseguir extrair os seus compostos. Daí se ouvir falar sempre em extractos etanólicos de própolis e nunca aquosos…
    Já o pólen, é recolhido pelas abelhas nas flores, processado pelas suas glandulas salivares e transportado nas patas das abelhas até à colmeia, onde se apresenta como principal fonte de alimento para as larvas das abelhas. Sendo um alimento bastante proteico, é igualmente utilizado na dieta humana.
    Apenas queria deixar este pequeno reparo, pois tendo sido transmitido na TV essa receita poderá vir a ser reproduzida por centenas de pessoas que irão verificar aquando da compra dos ingredientes, que efectivamente a própolis em nada se assemelha ao pólen efectivamente utilizado.

    Espero que aceite esta crítica de forma positiva e construtiva.
    E de facto, quase todos os produtos da colmeia são excelentes e podem ser utilizados em benefício da saúde humana.

    Cumprimentos,
    Sofia Lima

    • Lilian Barros

      Olá Sofia, muito obrigada pelo seu comentário e contributo! Tem toda a razão, o produto utilizado na receita ao vivo, apesar da referência, é efectivamente polén.
      Estes ingredientes, apesar de serem opcionais na receita, são óptimos contributos nutricionais que irão enriquecer e reforçar o nosso objectivo de defesa imunitária.
      Um beijinho saudável e fique desse lado!

  • Rita Spider

    Dra Liliana,o propolis é em granulado correcto (pelo que vimos na TV) ??
    Só encontro em liquido, mel com propolis ou em comprimidos!!!
    Obrigada 🙂

    • Lilian Barros

      Olá Olá querida Rita!! Para a receita pode utilizar o mel com propolis ou utilizar o granulado que corresponde ao pólen.
      Beijinhos
      Depois quero ver a sua receita final! Adeus Gripes Adeus Constipações!

  • Marta

    Está receita pode ser tomada por grávidas, mulheres a amamentar e bebés/ crianças a partir de que idade? Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×