Alimentação FuncionalComo temperas as saladas?

Como temperas as saladas?

Parece que o bom tempo teima em não chegar! Apesar de estarmos no final finalíssimo de junho, este ano, ainda nem sequer me estreei na praia, muito menos no mar! 

O ano passado tivemos uma primavera infernal e um verão que parecia não terminar. Claro que estar (muito) grávida na altura fez-me sentir ainda mais limitada. Praia não foi o meu forte em 2017, devo confessar. Queria compensar este ano, mas o São Pedro não está a querer colaborar!

 Bom… mas queixinhas à parte, se pensarmos positivo, só significa que temos aqui uns dias extra para investir na nossa operação biquíni 2018, não é?

 

Já há algum tempo que venho a investir na minha operação verão (podem ver tudo AQUI, AQUI e AQUI), mas existem alguns truques que podem ajudar a evitar a retenção de líquidos, um problema que me aflige nos dias mais quentes e que é uma verdadeira inimiga para quem tenta, como eu, fugir da pele “casca de laranja”. Para além da alimentação, da atividade física, da correta hidratação e da suplementação nutricional adaptada com Cellulase Pearls*, há pequenos truques que não deves deixar de lado. Sim, porque não te esqueças – não há milagres!

 

Se queres saber como o tempero pode mudar o teu verão, então diz-me como preparas as tuas saladas. É simples, mas pode fazer muita diferença.

É muito fácil escolhermos uma salada num restaurante e automaticamente acharmos que estamos de dieta, certo? Mas não te esqueças que há saladas que podem engordar mais do que imaginas, podem potenciar o  inchaço e ser claramente inimigas da celulite (um escândalo)! Em primeiro lugar, esquece todas as saladas com molhos de maionese, cocktail ou natas, e a seguir modera na quantidade de sal.

 

O sal de uma forma geral aumenta a retenção de líquidos. Se pensares bem, quando temperas um tomate com sal, ao fim de poucos minutos tens uma série de líquido que se junta ao molho. Isto porque o sal “chama” água. O chefs entendidos apenas temperam a carne com sal no momento em que a grelham, caso contrário, por perderem água, as peças ficam rijas e sem metade da graça.

 

Acontece exatamente o mesmo dentro do nosso corpo. Quando consumimos sal, sobretudo em excesso, inchamos

porque acumulamos líquidos (e pior ainda se for refinado). Ao aumentarmos os líquidos acumulados no corpo, que normalmente se juntam nos membros inferiores graças aos efeitos da gravidade, dificultamos a circulação sanguínea e damos o mote para o início do ciclo da celulite, que nos presenteia com a tal pele “casca de laranja” que todas odiamos.

 

Opta por saladas coloridas, variadas. Arrisca, junta-lhe fruta, cogumelos, espargos, quinoa, curgete ou alho francês. Há tantas formas de variares e teres saladas sempre diferentes. Já lá vai o tempo em que comer salada significava folhas de alface com fatias de tomate. Hoje é muito, muito mais do que isso!

 

Podes ver algumas formas de temperar com menos sal, mas com todo o sabor. Assim já sabes que a tua salada é mesmo saudável e ainda por cima vai ser a tua ferramenta aliada anti-celulite.

 


* Cellulase Pearls é um SUPLEMENTO ALIMENTAR. Os suplementos alimentares não são substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um modo de vida saudável. O efeito é obtido com o consumo de 2 cápsulas por dia. Não exceder a dose diária recomendada. Contém lodo, em caso de doença da tiroide tomar apenas mediante indicação médica. Recomendada precaução em caso de toma do medicamento metotrexato. Não recomendado em caso de doença hepática, em caso de alergias a qualquer um dos ingredientes, em crianças com idade inferior a 14 anos ou no caso de gravidez e amamentação.
A Gingko Biloba e a Centella Asiatica contribuem para melhorias na microcirculação (Arzneimittelforschung. 1990 May;40(5):589-93; Angiology. 2001 Oct;52 Suppl 2:S55-9) e a Gilbardeira tem um efeito venotrópico e contribui para a redução do inchaço das pernas e edema (Arzneimittelforschung. 2002;52(4):243-50).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×