PÁSCOA: Adote a sua tradição saudável!

“Este ano os OVOS da PÁSCOA não têm de ser de chocolate!”
Todos sabemos que a tradição da páscoa dita o aumento do consumo de doces e chocolates, em especial no que diz respeito aos mais pequenos. As prateleiras dos supermercados enchem-se de amêndoas coloridas, ovos, ovinhos, coberturas de chocolate… Enfim… doses excessivas daquilo que sabe bem exactamente pelo seu excesso de açúcares, gorduras e inevitavelmente calorias.
Este ano sugiro que em vez de oferecer ovos de chocolate à criançada, opte por reconstituir o conceito fazendo ovos coloridos de uma forma muito original, saudável e que pode perfeitamente convidar à participação dos mais novos.
Vai fazer certamente o encanto dos mais novos e poderá ser um excelente programa em família para o fim de semana de páscoa que se avizinha.
Esta é uma receita que a minha querida avó Valentina fazia quando era mais nova e que adorava preparar com ela! Hoje em dia ainda fazemos todos os anos! 
É a nossa tradição de páscoa: primeiro colher as flores e folhas e depois a preparação na cozinha!
Não havia eu de me tornar numa nutricionista!
O resultado é delicioso. Experimente e partilhe com o hashtag #ovosdavalentina
INGREDIENTES
– Ovos de galinha
– Casca de cebola
– Água
– Ervas aromáticas (como salsa ou coentros)
– Pequenas flores (pequenos mal-me-queres ou outras à sua escolha)
– Meia collant de vidro
– Linha de costura
PREPARAÇÃO
Na superfície da casca do ovo coloque uma pequena flor ou uma folha ou erva aromática da sua escolha. Faça a combinação que preferir.
Cubra o ovo com meia de vidro bem presa com um fio (linha de costura) para que a meia mantenha o desenho no local e presa nas extremidades. 
De seguida, coloque a ferver numa panela a água e as cascas de cebola. Adicione os ovos cobertos com as meias de vidro e deixe cozer normalmente.
Depois de cozidos, deixe arrefecer, retire a meia e as flores e folhas. O efeito fica delicioso!
Em vez de comprar as ervas aromáticas no supermercado mais próximo, pode perfeitamente aliar a preparação da receita a uma boa caminhada ao ar livre e em família. Aproveitar o bom tempo que se faz sentir como desculpa para ir colher plantas para os ovos e incentivar a prática de actividade física! 
São pequenas alterações que fazem a diferença, porque não começa este ano?!
Desejos de uma páscoa mais saudável!

Comentários

  • Anónimo

    Boa noite,

    Sempre que leio blogs ou sites de nutricionista, reparo que é tudo focado em dietas para perder peso. E dietas para ganhar peso ?

  • Ben Pires

    Sr Anónimo. Este blog, pelo que me parece, é um blog de promoção a alimentação saudável. não é focado nem em perda ou em aumento de peso.

  • ines

    Adorei este ideia! Realmente há tradições que por vezes não trazem nada de bom. A ideia de que se deve comer em exagero comida nada saudável em épocas festivas não faz sentido algum. Cada vez mais me apercebo disto e é uma pena que as festividades sejam tão focadas na comida, principalmente naquela que não traz nada de bom para nós próprios.
    Continue o excelente trabalho 🙂
    http://ofoatmealandwanderlust.blogspot.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×