Quem disse que PIPOCA era mau?
Por vezes não sabemos o que petiscar entre refeições, apetece-nos algo crocante, mastigável e que nos entretenha até à refeição principal… que tal umas pipocas?
As pipocas podem ser uma óptima alternativa para quem precisa de ideias novas para os lanches intercalares e parece que eu não sou a única a dizê-lo. O ano passado a revista TIME incluiu as pipocas nos 50 melhores alimentos de todos os tempos.
São super simples de se preparar e pode levá-las para qualquer lado, pois não se estragam com facilidade, são ricas em fibra, não contém glúten e para além disso são super saciantes.
E… como sou fã de pipoca, preparo para trazer para o trabalho, recomendo em consulta e para além disso sugeri a sua inclusão no plano detox da marca Go Natural, da qual faço parte.
Agora se pensa que basta passar pela sala de cinema e comprar um balde de pipocas caramelizadas desengane-se… também não são aquelas de pacote que compramos nas feiras cheias de corantes vermelho, azul ou amarelo (“o terror”) ou as de pacote para introduzir no microondas cheias de gordura e sal (“valha-nos santa melancia”)… as pipocas que eu chamo de “saudáveis” não são estas com certeza!
Normalmente preparo-as em casa de forma simples no forno ou no microondas. Assim tenho a certeza que não preciso de adicionar excesso de gordura e, aliás, que a gordura que utilizo é de boa qualidade nutricional.
A receita é tão simples como saborosa. Para além do milho, que normalmente compro biológico, utilizo ingredientes como água, óleo de coco e canela… veja abaixo e experimente!
Pipocas Fit de Micro Ondas
Ingredientes
3-4 c. sopa de milho para pipocas
3-4 c. sopa de água
1 c. chá de oleo de coco
1 recipiente de pirex para ir ao micro ondas alto
Película aderente
1 palito
Canela em pó (opcional)
Modo de Preparação
1. No recipiente, próprio para levar ao micro ondas, coloque o milho, a água e o óleo de coco.
NOTA: não utilize recipientes de plástico.
2. Misture bem e tape o recipiente com película aderente.
3. Utilizando um palito faça alguns furos na película para não condensar o vapor de água que se irá formar.
NOTA: não faça furos muito largos para não deixarem escapar as pipocas a alta velocidade.
4. Leve ao microondas durante 4-6 minutos.
Nota: o tempo depende da potência do microondas, teste o tempo perfeito para o seu.
5. No final polvilhe com canela em pó a gosto (opcional).
Para quem não é adepto de microondas pode perfeitamente testar fazer no forno ou na “velha panela”. Os ingrediente e quantidades serão as mesmas, mudam apenas os tempos.
Preparem, experimentem e partilhem… #ReceitasdaLillian #DicasdaLillian
Vejam mais dicas e receitas no Instagram @NutricionistaLillian, Facebook Lillian Barros – Nutricionista
Comentários
-
Ana Paula Cardoso
Tenho de experimentar 😀 Tenho cá o milho, só falta mesmo o óleo de coco…
Eléctrico 28: Descobre o melhor que Lisboa tem para oferecer!
-
Rosarinho Teixeira
Já tentei uma vez, mas aconteceu algo que não gostei muito, que foi o facto de a película ter derretido para cima das pipocas e como é claro acabei por nao as comer, será que existe outra opção para as fazer no micro usando outro selante?^
-
Rosarinho Teixeira
Já tentei uma vez, mas aconteceu algo que não gostei muito, que foi o facto de a película ter derretido para cima das pipocas e como é claro acabei por nao as comer, será que existe outra opção para as fazer no micro usando outro selante?^
-
Ana Maria Merendeiro Gonçalves
Vou tentar hoje.O selante talvez aquelas tampas próprias de microondas é o que vou usar.
-
Ana Maria Merendeiro Gonçalves
Boa ideia . Como vedante pode utilizar aquelas tantas plásticas proprias para microondas.
Denise Oliveira
Uau!! Que bela ideia para quem quer variar os lanches. Pode comer-se quantas vezes por semana? Obrigada é muito sucesso.