Sobre mim
Sou A Lillian, nutricionista de paixão, vocação e coração
…e também orgulhosa mãe de 3, que me aquecem o coração, ao mesmo tempo que me deixam os cabelos brancos em pé. Sou a mesma Lillian que é esposa, autora, amiga, empresária e dona de um labrador comilão que está em constante dieta! No fundo, sou uma mulher real como tantas outras que me procuram em consulta!
"nutricionista, especialista em nutrição clínica,
a tentar descomplicar a alimentação dos seus pacientes desde 2005!"
UM POUCO DA MINHA HISTóRIA
Sou uma Canadiana, que cresceu no Algarve, rodeada de mar e natureza que, em 2000, veio de “malas e bagagens” para Lisboa, à procura de um sonho: ser nutricionista! Dito desta forma quase que parece cliché, mas é a mais pura das verdades. Foi uma aventura para esta filha única, tímida, habituada à calma e ao embalar das ondas.
Licencenciei-me em Nutrição e Engenharia Alimentar na Egas Moniz School of Health and Science e mais tarde em Ciências da Nutrição. Pelo meio rumei ao Reino Unido onde complementei os meus estudos em Nutrition and Food Science, na Oxford Brookes University. Desde então não parei de estudar e atualizar o meu conhecimento nas áreas que mais me fascinam: a nutrição funcional e comportamental.
Pela capital construí o meu lar "alfacinha"
Entretanto, deixei-me ficar por Lisboa, onde construí o meu lar “alfacinha” e a família foi crescendo… primeiro o Gnocchi, o meu cão comilão, que está sempre em permanente dieta e mais tarde os filhos. Aliado a tudo isto veio a “falta de tempo”, os “quarenta” e a vontade de passar a perna ao avançar do tempo, descomplicando a nutrição – por mim e por todos os que acompanho!
Depois de ter engravidado pela primeira vez, procurei formação na área da alimentação antes e durante a gestação, assim como na fase da recuperação pós parto. Tornaram-se o meu foco, primeiro por questões pessoais, mas inevitavelmente transbordou para a minha prática clínica. Hoje acompanho “tentantes”, grávidas, lactantes assim como várias mulheres que procuram recuperar a sua forma física, com saúde, após terem sido mães.
"As pessoas não comem proteína: comem alimentos!"
Eu e a minha Auto-imune
Como a minha vida dava um filme, aos 29 anos fui diagnosticada com sarcoidose [doença rara que só conhecia dos episódios da série do Dr. House] e vi na minha profissão a chave para travar as crises da minha auto-imune, assim como evitar a necessidade de tratamentos agressivos.
Foi uma altura extremamente desafiante, pela longa fase de diagnóstico, pela doença em si, mas também pelos efeitos secundários de toda a medicação prescrita.
Não quis ficar parada à espera! Queria ser parte interveniente do meu bem-estar e foi aí que voltei a aprofundar a minha formação na nutrição funcional, tentando perceber como podia ajudar o meu organismo a reencontrar o seu equilíbrio, de dentro para fora, através de uma alimentação mais anti-inflamarória, da melhoria da minha microbiota e, a cereja no topo do bolo, da correta suplementação individualizada.
"O peso é muito mais do que um número na balança"
Acredito que é o reflexo do nosso equilíbrio e através da alimentação conseguimos fazer toda a diferença na nossa vitalidade, energia e claro na balança! Comer para nutrir o nosso estado de saúde, prevenindo a doença e conseguir envelhecer da melhor forma é a minha grande missão. Afinal de contas sou uma quarentona a tentar fintar as consequências da idade.
Não esquecendo: Comer é também muito mais do que ingerir calorias ou contar nutrientes, é sim o ato de partilha, um pedaço de história que nos permite viajar no tempo e no espaço. Através dos cheiros, sabores e todo o simbolismo associado às refeições relembramos momentos, pessoas e locais por onde passámos. Por este motivo comer assume muitas vezes o papel de companhia, compensação e recompensa. Nunca se falou tanto em “fome emocional” como hoje em dia e trabalhar o comportamento alimentar é fundamental para vivermos em paz com a nossa alimentação e sermos felizes à mesa, conquistando a nossa liberdade alimentar.
"comer não pode ser simplesmente contar calorias e nutrientes"
O meu eu nutri
Em termos profissionais tenho “bichos carpinteiros”… gosto de sair da minha zona de conforto, evoluir, aprender e não consigo ficar parada, nem resistir a novos desafios.
Para além das consultas de nutrição presenciais, em Lisboa, em 2010 desenvolvi uma plataforma pioneira de acompanhamento nutricional à distância – os Nutricionistas Online® – há 14 anos, numa altura em que o teletrabalho não existia e que o digital não tinha a dimensão de hoje. Foi inovador, arrojado e completamente fora da caixa para a época. Hoje a equipa cresceu, nas diferentes áreas, permitindo um acompanhamento multidisciplinar. Damos centenas de consultas individuais por todo o mundo e dinamizamos dietas de grupo onde a motivação não falta. Sinto todos os dias que viajo a partir da minha secretária para os quatro cantos do mundo, onde tenho o privilégio de seguir todos os meus pacientes, mesmo aqueles que estão mais distantes.
"quero desmistificar a nutrição, ajudar a fazer as pazes com a comida e trazer de volta o equilíbrio, com liberdade alimentar"
Tenho a sorte de ter uma profissão que me possibilita não entrar em monotonia. Desde dar consultas, estar envolvida em projectos empreendedores, ser mentora da plataforma digital Nutricionistas Online®, coordenadora de equipas multidisciplinares, oradora e formadora, poderá ainda encontrar o reflexo do meu trabalho através dos meus livros publicados, do podcast Lógica da Batata e do blog Santa Melancia. Para além disso tenho uma actividade dinâmica nas Redes Sociais, colaboro com jornais e revistas e tenho presenças regulares nos vários canais televisivos.
"sempre em constante correria, os novos projetos são uma espécie de oxigénio"
Ordem dos Nutricionistas CP 1382N
Associação Portuguesa dos Nutricionistas nº 72
Deseja mudar a sua relação com a comida?
Entre em contato connosco!
Pode contatar a nossa equipa por telefone, whatsapp, email ou agendar diretamente nos links abaixo: