Alimentação FuncionalTudo o que a aveia pode fazer por ti!

Tudo o que a aveia pode fazer por ti!

Mais do que versátil, económica, tradicional e saborosa, a aveia é um cereal cujo consumo regular tem inúmeros benefícios para a saúde. Sabias?

Numa simples ida ao supermercado são várias as formas em que conseguimos encontrar este cereal, quer seja de origem biológico ou não, sob a forma de grão, farinhas, floco de moagem fina, grossa ou instantânea, com ou sem glúten, ou ainda na forma de bebidas, natas ou cremes. Há para todos os gostos e feitios!

É um ingrediente de bolachas, cereais de pequeno almoço, granolas, bolos, panquecas, papas, sumos, batidos, barras, snacks e muitas outras receitas que podes encontrar no blog.

Na verdade são várias as razões pelas quais se deve consumir aveia com regularidade. Além de promover o correto funcionamento intestinal e combater a obstipação e a prisão de ventre, a aveia é uma ferramenta utilizada pelos nutricionistas em casos de perda de peso, já que ajuda a manter o organismo mais saciado durante mais tempo. Ajuda, igualmente, a manter os níveis de açúcar no sangue ao retardar a absorção dos açúcares dos alimentos, ideal para diabéticos, evitando os picos de glicémia. Para além disso a aveia diminui a absorção das gorduras, reduz o mau colesterol e previne doenças cardiovasculares, graças ao seu conteúdo em beta-glucano – um nome que deves reter, pois é ele que faz da aveia um verdadeiro super-alimento.

Há muito considerado um elemento chave na alimentação funcional, a aveia é uma ferramenta muito importante para baixar os níveis de LDL (mau colesterol) e na prevenção da saúde do seu coração. É rica em fibras solúveis e em beta-glucano que ajudam a reduzir os níveis de mau colesterol (LDL) sem afetar, negativamente, o bom colesterol (HDL). Diria que quase perfeita e o nosso coração agradece!

A aveia é sem dúvida um dos alimentos do momento, ideal para o pequeno-almoço e para quem faz exercício físico, uma vez constitui uma boa forma de obtermos energia de absorção lenta proveniente de hidratos de carbono de baixo índice glicémico e é ainda uma excelente fonte de proteína de origem vegetal.

Outra das vantagens do seu consumo  é o facto de reforçar o sistema imunitário, ajudando no combate às infeções e aos estados depressivos, pois apresentar micronutrientes como magnésio e vitaminas do complexo B, assim como triptofano, um aminoácido que funciona como precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bem estar, prazer e também pela saciedade.

Depois disto tudo, que desculpa precisas mais para começares a incluir aveia nas tuas refeições?

Comentário

  • paulo jorge coelho de oliveira

    GOSTO DE LER AS TUAS CRONICAS SOBRE NUTRIÇAO GOSTAVA DE UMAS DICAS SOBRE REFEIÇOES PARA EMAGRECER OBRIGADO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×